sábado, 14 de agosto de 2010

Coisas que só conto aqui...

Uma das minhas predileções é reger orquestras imaginárias( nem tanto). Alguns dias inesperados em que escuto um pouco mais, ouço as cordas magníficas que atravessam o tempo e se reproduzem inteiras em meu entorno. Simplesmente me entrego ao deleite de me misturar a elas.
Quando os alegros e adágios se alternam em ritmos alucinantes ressuscitam algo incomensurável. Chego ao frenesi. É a sensação mais quântica e mágica que conheço. Além de ser um ótimo exercício para os braços . Após uma horinha regendo os braços ficam tinindo.
O corpo flutua e as pálpebras se entregam e fecham as comportas para o mundo lá fora. São milhares de sensações e vozes através daquelas notas, cada uma querendo dizer algo. Acredito que não exista quem não ame desesperadamente as estações de Vivaldi. É uma das minhas prediletas e a mais conhecida das obras do italiano. (Em pensar que chegou a ser padre!)
O concerto para violinos nos seus movimentos lentos e rápidos me enleva de tal forma que não consigo traduzir. Fico lá regendo repetidas vezes meus preferidos, os alegros do outono e inverno, apesar de achar tudo maravilhoso. Cada nota é tão repleta que fica impossível ouvir uma só vez. É preciso entregar-se por inteiro e permitir que a alma me conduza por entre as notas sob minha baqueta.
Olhos voltados para dentro e palmas para o italiano de saúde frágil que viaja pelo tempo para me emprestar um momento de mágica felicidade.
Outra paixão que costumo reger é a nona sinfonia de Beethoven e não sei precisar há quanto tempo nos apaixonamos. É simplesmente uma hecatombe. Faz com que todo o resto do mundo perca totalmente a importância. Ficamos apenas nós , as cordas , oboés, flautas , trompetes, trompas, o coral de vozes , o silêncio do mundo e a composição do gênio. Puro êxtase provocado solenemente.Como se fosse a primeira vez, em 7 de maio de 1824. Aplaudido cinco vezes o homem que não podia ouvir sua magnífica obra.
Dá para entender onde o pianista João Carlos Martins encontrou forças para dar a volta por cima e vencer todas as adversidades. A música é terapêutica, didática , preventiva e aconchegante.
Vale também declamar Cecília Meireles em voz projetada para você mesmo.
Simples como sorver o ar para os pulmões e depois exalar. Apenas entregue-se! Exale-se!
Beijo
da Linda

Nenhum comentário: