domingo, 12 de setembro de 2010

O diário de uma consumista patológica em processo de cura: dia 1

Já confessei aqui que sou uma consumista patológica. Fato do qual não me orgulho e que vai de encontro a tudo que acredito. Tenho tentando superar este meu distúrbio de várias maneiras, mas não tenho obtido sucesso.
O consumo é fruto da minha ânsia por imediatismo. O fato de formar um ciclo vicioso torna complicado diagnosticá-lo. O Imediatismo não permite concluir projetos de longo prazo, segue-se a frustração e o desejo de obter prazer de curto prazo , coisa que as pessoas buscam de várias formas. É só uma válvula de escape bem genérica. Uns comem ( eu só não me entrego (totalmente) aos prazeres da gula porque tenho pânico da gordura), outros bebem, outros fumam , há os que jogam , outros se drogam e ainda há os que passam no divã.
A terapia , deste meu atual ponto de vista, reside na força de vontade e na convicção e consciência daquilo que desejamos de fato.
Bem, o fato é que no sábado foi a gota d'água. Ao sair com uma amiga para acompanhá-la nas compras acabei me afundando novamente em vários ítens e no rebote culpa profunda e preocupação ( sim porque o caso é sério). Voltei pra casa cheia de novas sacolinhas e gastei estratosfericamente mais do que podia e do que devia. O pior é que sempre é para adquirir coisas desnecessárias. É um claro processo de compensação. Por isso estou anotando aqui no diário de Linda O'Mahley, meu alter ego mais maduro e lúcido.
Resolvi adotar uma técnica . A neurociência( e os artifícios da mente) demonstra que é preciso disciplinar o cérebro para obter sucesso. Isto requer muita coragem e força de vontade. Quem tem compulsão sabe. A ciência diz que leva-se quarenta dias para mudar um hábito e este é o primeiro dia dos meus próximos quarenta nos quais pretendo não adquiriri NADA. NÃO CONSUMIR.
É , NADA, claro exceto gêneros de primeiríssima necessidade. Entenda-se pagar contas, comer e manter a saude . Então, medicamentos,alimentos ( não ítens cosméticos nutritivos) alguma manutenção de cabelo e unhas. Enfim gêneros de essencial interesse. Não inclui-se livros , CDs , DVDs e artigos domésticos. A exceção será para o presente de aniverário da minha afilhada claro.
Um compulsivo como eu se satisfaz comprando até mesmo escovas de dentes e artigos de cozinha(embora não cozinhe). Sim o caso é sério.
Desta forma, estes próximos quarenta posts da Linda O'Mahley começando pelo dia de hoje , serão a narrativa blogoterápica dos dias que virão.
Se vou obter sucesso ou não é ainda uma incógnita, mas me comprometo a relatar todas as sensações e vivências que experimentarei neste processo.
Hoje é Domingo, 12 de Setembro e vai ser bem fácil resistir a qualquer apelo pois não estarei exposta às maravilhas de ofertas do mundo do consumo.
Sobretudo ainda estou sob o efeito da satisfação e culpa das compras de ontem. O fato de escrever os posts( escrever me faz muito bem) vai me ajudar a compensar o desejo de consumo , avaliar e compreender melhor minhas angústias.
Portanto, hoje é o dia um da experiência de superação.
Consumidor ou consumista? Já se fez esta pergunta?
O consumidor, para quem não sabe , é aquele que exerce esta prática na medida das reais necessidades e com responsabilidade. Observa os produtos que consome, sua origem e a responsabilidade social e fiscal de quem oferta e produz. Consome o que é lícito, politicamente correto e comprometido. Difícil não?
Quase ninguém lê a bula ou verifica se , por exemplo, o fabricante do cosmético ou de qualquer produto químico faz experimentos com espécies vivas, se usa matéria-prima ecologicamente correta, se age dentro das práticas legais. Enfim, não é uma tarefa fácil chegar lá.s
Sendo assim, ale jacta est , aqui estou eu me lançando neste desafio por quarenta dias e quem sabe pra sempre. Já pensou....
Vou desbravar os artifícios da mente um a um . Dissecá-los sem anestesia.
beijo conscientizado da Linda

Nenhum comentário: