domingo, 26 de setembro de 2010

Diário de uma aspirante a consumidora lúcida e consciente: dia 15

No décimo quinto dia da minha dispendiosa quarentena anti-consumo percebi que até tenho um certo bom senso. Sabe-se que um bom consumidor é comprometido com as marcas que usa e deve ter o bom senso de não patrocinar empresas que agem de forma contrária a boa política ambiental.
Desta forma teríamos que excluir de nossa prática o voto não ecológico. Os candidatos , em redonda maioria consomem uma quantidade absurda de papel. Só esta semana eu juntei 26 santinhos e panfletos colocados debaixo da porta, sem falar da poluição ambiental com o lixo que fica acumulado nas ruas e a poluição sonora e mental , com os jingles de mal gosto, as paródias sofríveis e que trazem problemas estomacais. É muito lixo para uma campanha só. Quanto dinheiro desperdiçado e que mal exemplo. Os candidatos deveriam ser obrigados a plantar árvores e indenizar os eleitores pela feiúra de campanha. Mal gosto deveria ser abolido e rechaçado . Além de estarmos num mato sem cachorro com toda esta situação política do país, ainda temos que assistir este espetáculo lamentável e tóxico em todos os sentidos. É um tipo de poluição que vai ser sentida também a médio e longo prazo. Até mesmo nas gerações futuras.
Portanto, cuidado com suas opções políticas, pode ser prejudicial a saúde.
Há também um lado bom saindo da esfera deste tipo de política. Falo das práticas adotadas por algumas empresas, que obviamente também envolvem jogadas e marketing, ma que podem ser extremamente favoráveis a nós consumidores, por exemplo, a Neve e a Scott estão atuando com políticas ambientais sérias. Além de promover os 3 Rs ( reciclar, reduzir e reutilizar) estão reciclando material . Isto é muito positivo.
Outra empresa que recicla e promove é a IPE com seus produtos biodegradáveis e embalagens politicamente corretas.
A Braskem( que surgiu da união da Odebrecht com o Grupo Mariani- Copene( fatias da Ipiranga química e petroquímica-) lançou a fábrica de Eteno Verde, plástico feito de cana -de-açúcar, um marco para a politica ambiental. Uma empresa brasileira da petroquímica e de capital privado. Além de também patrocinar esporte e promover saúde. Estimula pesquisa através de prêmios e financiamentos.
Há muitas formas de ingressar no mundo do bom consumidor. Há na internet serviços que informam sobre as empresas conscientes. Sabemos que hoje há marketing e redução fiscal envolvidos em práticas desta ordem, mas toda contribuição é bem vinda afinal.
Eu, de minha parte dou meus pitacos. Achei , por exemplo, abominável a adoção pelos salões e manicures dos kits de unhas descartáveis. Acho um despautério . Não custa ter o próprio kit e levar no salão. O uso destes ítens ,além de encarecer o serviço é um desserviço ao meio ambiente. Outro dia no salão onde frequento me deparei com capinhas descartáveis para lavagem, corte e pintura de cabelos. Outra defecada contra a sanidade ambiental. Mais plástico, mais custo e mais lixo. Que pena!! Aproveitei para dar meu pitaco.
Então só resta curtir este final de domingo quase às vesperas das eleições.Bom pra refletir...
beijo
da Linda

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