domingo, 30 de janeiro de 2011

A natureza de um melão..

Uma das frutas do verão que mais gosto é o melão, aquele chamado 'casca de carvalho'. Sábado na feira eu escolhi demoradamente um melão. Senti seu cheiro, experimentei o toque e a textura e ainda ouvi calmamente a explicação do vendedor na banca de frutas-que para minha sorte era também agricultor. Há uma diferença muito grande entre conversar com quem simplesmente vende e ouvir aquele que cultiva. Quem trabalha diretamente com a terra é munido de um conhecimento tão simples e essencial quanto a vida. Quem trabalha com a terra identifica facilmente a natureza que é pré-existente a cada um de nós(seres vivos) e desenvolve uma capacidade de traduzir isto-ainda que nem saiba- para a simples  carnosidade e doçura de um melão. Falando do aroma , tempo de colheita e até mesmo a aparência da casca de carvalho com sua textura porosa  e resistente, o homem simples filosofou sobre a experiência da vida em seu grande laboratório que é a terra 
Hoje quando  preparava o melão me detive observando a beleza desta fruta, da perfeição de sua estética contrastando o interior  róseo alaranjado vibrante e o bege terra da casca. Maciez e aspereza harmônicas lado a lado.
Cortei a fruta em gomos  ao comprido e observei a perfeição dos filamentos de sementes alinhadas ligadas por fibras enfeixadas que guardavam o melhor sumo. Ali estava apenas um pequeno momento de expressão da vida e tão perfeito, predestinado à luxúria. 
Não pude deixar de pensar na forma como a natureza através de toda a criação se repete exuberante. Um melão se desenvolve para chegar a sua doçura e delícia e esbanjar-se ao ser saboreado. Respeite-se todos os microorganismos e insetos que compartilharam sua trilha até que ele chegasse ao seu destino. Não pude deixar de comparar este caminho com o meu e na minha incapacidade de me comportar como um melão.
Não há  razão para não obedecer ao instinto primordial de seguir a linha da exuberância e perfeição como um  fractal que se reproduz à imagem e semelhança do que é divino.Alguém inventou e eu sequestrei a palavra imperfeição para subverter-lhe o sentido e criar a frustração.
A frustração está em não perceber que a imperfeição faz parte de toda a beleza que o mundo exorta.Não é preciso escrever um compêndio sobre plenitude -as mil e uma razões- para entender que tudo segue seu fluxo sem maiores explicações e está predestinado a dar certo, livre de avaliações, preceitos e parâmetros. Esses parâmetros que habitam nosso sistema de crenças e valores e acabam nos tornando infelizes ou bloqueando nosso fluxo natural- como o de um melão.

¨¨¨¨¨¨Ao falar em fluxo natural, não posso deixar de trazer um outro fato que ilustrou brilhantemente esta questão, fazendo uma imagem muito didática sobre o que muitas vezes fazemos com nossas vidas sem perceber.
Há tempos eu estava com uma série de pequenos consertos para realizar em casa. Chamei um senhor que costuma realizar estes serviços. Entre eles estava uma torneira cujo fluxo d'água estava muito fraco, mas não parecia trazer maiores incômodos até o momento em que foi desentupida.
Um entupimento não acontece de repente. Geralmente vai obstruindo gradativamente de forma que não é
perceptível por um longo tempo. Um certo dia começa a ficar irritante, mas assim mesmo não damos muita atenção.
Ao desbloquer a passagem da água o fluxo tornou-se magestoso, forte e irresistível. Trouxe essa imagem para vida. Os bloqueios vão acontecendo aos poucos, como o da minha torneira, mas não são diagnosticados porque são muito graduais . Vão se incorporando a nossa vida de forma natural como se fosse  para ser assim. Por alguns momentos causam aquela sensação de sufocamento,de estrangulamento,  mas logo nos atemos a outra coisa e passamos mais uma eternidade acomodados com um pequeno fio de vazão ao invés de um fluxo exuberante, de uma torrente. Começamos a ter medo da vida, como se ela fosse uma enchente ou uma catástrofe. A obstrução vai se tornando maior até cessar o fluir.
 Estagnação é algo perigoso e sorrateiro , é a cessação do nosso manancial, que não se renova, não se dirige.Perdemos a fruição.
O conserto da minha torneira me rendeu linhas e letras .
É preciso arrumar a casa e cavar uma crise que limpe a área. Que abram-se as torneiras...
beijo lindo
vazado
da lind@

Nenhum comentário: