domingo, 28 de novembro de 2010

Sintaxe Mental

Por vezes me sinto uma proscrita. Totalmente banida do mundo efêmero. Não por nobreza e sim  esforço.Quando o discernimento diz que certas coisas não fazem mais sentido, por mais que me sinta atraída por elas, busco evitá-las. O mérito é todo meu, só não sei até que ponto é sincero.
 Hoje eu conversava com uma pessoa que nunca havia visto, uma estranha, mas identifiquei nela os sintomas de alguém que está despertando para uma realidade que está patente diante de todos nós, mas nem sempre desejamos vê-la. Algumas vezes ser certinha é incômodo.
 Sou uma confusão resultante  da mistura das idéias que aprendi a acreditar ao longo da minha travessia e da certeza de que tudo precisa ser revisto a partir de uma nova ótica, livre de parcialidade e preconceito.
Meu cinismo já se tornou virtuoso. ( Hoje eu li  que a palavra virtude buscada em sua origem significa poder...pense nisso enquanto eu lhes digo até amanhã- lembrei dos programas de Ivete Brandalise na rádio Guaíba com aquele tom de voz confiante e repleto de convicção). Convicção é algo que se tornou difícil para mim. Nunca mais obtive dentro de mim um imperativo afirmativo.
Somos preordenados, controlados, manipulados e achacados em nossa indivi-dualidade. Somos individuados e somos duais. Esta dualidade que nos equilibra fica desbalanceada porque estamos imersos em substâncias  que não são nossas. Essas duas partes precisam estar coerentes e unas, integradas. Caso contrário ficamos parecendo uma cópia falsificada de nós mesmos. É como se estivéssemos por hora desnorteados.
Imagine uma luz forte que quando cessa ofusca a visão.  Esta é a minha sensação.
Estávamos falando ao acaso (eu e a desconhecida) o quanto é difícil não querer(querer) ser parte do modelo social vigente sem sentir-se um ET. Não assistir novelas, não ler os livros da lista dos top mais vendidos, não saber das fofocas da Caras, nem conhecer os donos dos corpos sarados e bumbuns que fazem sucesso na grande mãe global, boiar quando o assunto são os rebolations da moda, não ser grêmio ou inter, não  comer pizza de tomate seco com gorgonzola, não  frequentar lugares porque é preciso se divertir, não fazer sexo com a frequência prescrita, não colocar próteses de silicone, não falar da vida dos outros, .... Eu poderia engordar esta lista de ítens que me coloca no corredor do  abate.
Daí eu faço piadas com a mimha própria incredulidade. Sou uma caricatura da boa moça que gostaria de rabiscar no meu layout, esta é a minha forma de ficar em cima do muro.
Eu diria que estou me tornando uma chata no mais puro estilo do gênero. Uma boa chata.
- Duas xícaras de café por favor, quero  acordar!
Não dá para simplesmente usar as regras de sintaxe e refazer o texto adequado. A vida não se reescreve.Não dá para ser mais um espaguete na pasta sob o molho pesto e ser engolida na mesma garfada?
Não da pra gostar de bifes de fígado e dobradinhas ?
Eu não faço sentido sempre e nem tento, mas me causa fastio às vezes quando olho a minha volta com minhas lentes avaliativo-rigorosas.
Quem mesmo será que penso que sou?
Acho que sou uma pedante, pretensiosa e presunçosa . Dito isso explico que cheguei a esta última conclusão observando o altruísmo de meu cachorro Stuart.
Enquanto eu escrevia este post ele me olhava e de repente sem mais colocou a pata dianteira sobre o meu croc. Ficamos de pés dados e refleti o quanto estou distante da harmonia quando o Stuart fez aquele olhar de tóch tóch Melinda. Tolinha!
Se este texto sugere que não cheguei a lugar algum, diria que é exatamente onde estou...no limbo inquisitivo do mokshanonhilum...
beijo tóch tóch
da Lind@

Nenhum comentário: