Então...dia 30 de Setembro. Hoje completam dezenove dias dos quarenta que me propus a manter-me distante de qualquer compra que não seja essencial. Por inúmeras razões me impus esta disciplina e estou sendo bem sucedida.
Tenho me mantido de um jeito ou outro. Na verdade 19 dias não é nada e me parece que os quarenta também. Nem sequer da para considerar uma dieta de gastos. Que tolinha eu!
beijo tolo
da Lind@
Esta é uma avalancha de palavras. São palavras que não se destinam e nem se compreendem, apenas se libertam.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Quarenta dias e quarenta noites:Diário de uma consumida alegre e satisfeita:dia 18
Décimo oitavo dia. Hoje, 29 de Setembro. Dia muito auspicioso. Estou super zen com minha singela conquista de equilíbrio. Nada como constatar disciplina sobre hábitos que parecem tão complicados. Hoje quando cheguei na minha aula de Yoga havia camisetas da nova coleção e euzinha não senti nem vontade de olhar. Isto é mag-ní-fi-co!
Também aproveitei a tarde de Sol para ir trabalhar a pé. O dia foi absoluto.
Continuo com aquele ar que oscila entre uma passa de uva branca e um espelho oxidado. Realmente é difícil habituar sem maquiagem( para quem está acostumada). Me sinto um pêssego molar verde ou uma Lima fora da estação. Mas está sendo também um excelente exercício de desapego.
Quem sabe não adoto como prática tornar-me bege! Eu sempre amei os tons que rondam os "beiges", combina com meu atual momento. Removendo os resíduos.
Aiooooô Silver!
Beijo Lindo
da Lind@
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Diário de uma com sumida em consequência.. dia 17
Bom, o Lenine canta e eu aqui neste dia 28 de Setembro continuo firme em meu propósito mão de vaca. Isto tem sido muito estimulante. Acho que o fato de ter me comprometido com o blog diário da Linda foi uma forma de pacto. De palavra. Firmei então.
Consumi meia barra de chocolates hoje...Isto não é muito alentandor, mas não se pode ter tudo.
Fui malhar direitinho, quase em crise de ansiedade, mas não arrepiei....
Nei Lisboa canta os telhados de Paris e eu aqui nessa dureza cor de giz.
Tolice...Eu grito!
Beijo
da Linda
Consumi meia barra de chocolates hoje...Isto não é muito alentandor, mas não se pode ter tudo.
Fui malhar direitinho, quase em crise de ansiedade, mas não arrepiei....
Nei Lisboa canta os telhados de Paris e eu aqui nessa dureza cor de giz.
Tolice...Eu grito!
Beijo
da Linda
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Diário de uma quase ex-consumista convicta.
Hoje são 27 de Setembro . Muito bem! Décimo sexto dia sem compras. Parece tão óbvio. Firme e forte em minha empreitada. Ocupada e envolvida com outras coisitas. Agora também sem poder usar maquiagem por causa da leve inflamação no meu olho direito. Estou me sentindo um ET. Mas isto é ótimo. Estou desde sexta-feira sem usar cosméticos. Não é uma maravilha? Só filtro solar..é claro.
bom...tarde e sono...
beijo
lindo
da Linda
bom...tarde e sono...
beijo
lindo
da Linda
domingo, 26 de setembro de 2010
Diário de uma aspirante a consumidora lúcida e consciente: dia 15
No décimo quinto dia da minha dispendiosa quarentena anti-consumo percebi que até tenho um certo bom senso. Sabe-se que um bom consumidor é comprometido com as marcas que usa e deve ter o bom senso de não patrocinar empresas que agem de forma contrária a boa política ambiental.
Desta forma teríamos que excluir de nossa prática o voto não ecológico. Os candidatos , em redonda maioria consomem uma quantidade absurda de papel. Só esta semana eu juntei 26 santinhos e panfletos colocados debaixo da porta, sem falar da poluição ambiental com o lixo que fica acumulado nas ruas e a poluição sonora e mental , com os jingles de mal gosto, as paródias sofríveis e que trazem problemas estomacais. É muito lixo para uma campanha só. Quanto dinheiro desperdiçado e que mal exemplo. Os candidatos deveriam ser obrigados a plantar árvores e indenizar os eleitores pela feiúra de campanha. Mal gosto deveria ser abolido e rechaçado . Além de estarmos num mato sem cachorro com toda esta situação política do país, ainda temos que assistir este espetáculo lamentável e tóxico em todos os sentidos. É um tipo de poluição que vai ser sentida também a médio e longo prazo. Até mesmo nas gerações futuras.
Portanto, cuidado com suas opções políticas, pode ser prejudicial a saúde.
Há também um lado bom saindo da esfera deste tipo de política. Falo das práticas adotadas por algumas empresas, que obviamente também envolvem jogadas e marketing, ma que podem ser extremamente favoráveis a nós consumidores, por exemplo, a Neve e a Scott estão atuando com políticas ambientais sérias. Além de promover os 3 Rs ( reciclar, reduzir e reutilizar) estão reciclando material . Isto é muito positivo.
Outra empresa que recicla e promove é a IPE com seus produtos biodegradáveis e embalagens politicamente corretas.
A Braskem( que surgiu da união da Odebrecht com o Grupo Mariani- Copene( fatias da Ipiranga química e petroquímica-) lançou a fábrica de Eteno Verde, plástico feito de cana -de-açúcar, um marco para a politica ambiental. Uma empresa brasileira da petroquímica e de capital privado. Além de também patrocinar esporte e promover saúde. Estimula pesquisa através de prêmios e financiamentos.
Há muitas formas de ingressar no mundo do bom consumidor. Há na internet serviços que informam sobre as empresas conscientes. Sabemos que hoje há marketing e redução fiscal envolvidos em práticas desta ordem, mas toda contribuição é bem vinda afinal.
Eu, de minha parte dou meus pitacos. Achei , por exemplo, abominável a adoção pelos salões e manicures dos kits de unhas descartáveis. Acho um despautério . Não custa ter o próprio kit e levar no salão. O uso destes ítens ,além de encarecer o serviço é um desserviço ao meio ambiente. Outro dia no salão onde frequento me deparei com capinhas descartáveis para lavagem, corte e pintura de cabelos. Outra defecada contra a sanidade ambiental. Mais plástico, mais custo e mais lixo. Que pena!! Aproveitei para dar meu pitaco.
Então só resta curtir este final de domingo quase às vesperas das eleições.Bom pra refletir...
beijo
da Linda
sábado, 25 de setembro de 2010
Diário de uma mão de vaca em crise: dia 14
Nossa...14 dias de eternidade sem comprar banalidades. Tranquilamente vamos nos apavorando. Dia muito favorável. Há muitos universos paralelos e não falo de universos de dimensões insondáveis, mas sim destes que transitamos no dia a dia.
Hoje houve almoço na casa de uma grande amiga que costumo dizer que é quase um Kerb... Daqueles almoços que duram quase o dia todo. Hoje por sinal não durou, mas vai haver continuação amanhã, portanto...
Minha amiga costuma fazer estas reuniões para juntar o povo dos velhos tempos de faculdade. E a parte especial é que tem carreteiro com charque do Alegrete e as comidas são todas "leves" e campeiras. Já é tradição. Geralmente são almoços para sair rolando por dias. Tudo é delicioso, inclusive ver o tempo passando, os maridos mudando ou simplesmente desaparecendo do cenário e as crianças crescendo. É a vida se reciclando e revigorando. Impermanência.
Hoje, especialmente , houve um momento muito bacana , daqueles que não se vê quase. Um poema sobre a felicidade foi esparramado com toda pompa e circunstância que merece a poesia. O seu Fagundes, do alto de sua sabedoria dos oitenta e vai trouxe este delicioso momento para emocionar.
Nem vale a pena falar em consumo. Apenas que hoje são 25 de Setembro. O décimo quarto dia. Uau...
beijo da Linda
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Diário de uma dissidente do padrão de consumo errado:dia 13
Hoje 24 de Setembro e chego ao décimo terceiro dia sem comprar supérfluos. Por incrível que pareça, embora não compre, gasto!! Hoje foi o dia de arranjar uma infecção no olho direito. Lá fui eu para Kit médico e fármcia. Um farol baixo escondido pelo meu óculos escuro king size do gênero Formiga Atômica. Dor e irritação. Nunca tive estas coisas, deve ser falta de consumir uma banalidade.
Hoje eu havia planejado um dia todo transado e shazan, mudou tudo.
Começou cedinho, levando um bolo da faxineira, fato que aliás é a história da minha vida. Estou reprisando esta cena já tem um tempo. Que coisa irritante.
Então, depois que a 171 do lar narrou a sua inovadora "dor de dentes" tabajara, eu nem me injuriei. Estava mais preocupada em me apavorar com o meu olho direito todo godê.
Felizmente, apesar de ser sexta-feira, consegui ver o médico e ficar dois por cento mais tranquila.
Quanto à faxina, fiquei a ver navios. Bigrivertown está vivendo um momento favorável para o setor de prestação de serviços desta ordem . Há uma carência de profissionais no mercado de diaristas. A maioria quer mesmo é mudar de ramo. Neste último semestre pelo menos duas operadoras volantes do lar que eu conhecia conseguiram emprego em outro ramo. É o Brasil das oportunidades. Estão certíssimas em desejar crescer. O trabalho doméstico não enobrece . É um pé no saco.
É por isso que é preciso simplificar a vida.
Morar em um caixote auto-limpante pode ser uma solução. Neste momento ter poucas roupas seria ideal. Menos coisas para arrumar, sujar e remexer. Olha que máximo.
Também não fui malhar , fiquei com medo de assustar a torcida com meu olhar de quem chorou muito com um olho só. A caolha! Ao fim e ao cabo, muitas compressas geladas e colírios doloridinhos mais pobre vou rever meus conceitos.
Bom , se continuar a ter surpresas dispendiosas acho que vou voltar a ser consumista, pelo menos é mais econômico....
-brincadeirinha.
beijo caolho
da Linda
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Diário de uma consumida inconsistente...
Depois que saí da academia hoje não sobrou ânimo para muito papo. Dieta valendo. Por momentos "pareço" estar escamoteando e buscando consumir de outras formas. Eu bem sei como se ludibria uma aspirante a controladora de gastos. Um exagero em algumas coisas onde acaba ocorrendo a mesma sabotagem de forma similar. Compulsão e ponto. Fuga ...Bom , então! Te peguei!
beijo
da Linda
beijo
da Linda
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Diário de uma consumista sem muita convicção...
Hoje, dia 22 de Setembro. Dois patinhos na lagoa e eu no poço. Andei apenas pelo supermercado(básico) e pelo petshop a fim de comprar uns ítens necessários para o Stuart. Aliás, vamos combinar, que roubada.
O mercado voltado para este filão dos pets está começando a exagerar. Entrar numa loja dessas arrepia. Por sinal hoje eu marquei tosa para o Stuart ( ritual da primavera) e também me caiu o queixo. Já está em quarenta e cinco mangos uma aparadinha na pelagem do best friend. Mais caro que uma aparada nas minhas melenas que está em torno de trinta mangos. Já viu a situação.
Um anti-pulgas razoável não sai por menos de quarenta pilas. Uma caixinha de vermífugo dá mais uns quinze contos, fora a ração que tem que ser legal e uns petiscos para engambelar o quadrúpede que sabe dar o patão , sentar e jogar bola. Não é mole...
Aliás tinham chegado umas caminhas super lindas. Tinha várias cores, do pink ao laranja. Muito fashion, mas como estou em quarentena vou manter parcimônia com estas frivolidades.
O Stuart ainda não comeu toda a cama, dá para aguentar um pouco mais.
Enquanto isso eu vou amadurecendo as idéias. Andei sob o Sol da primavera assistindo aquelas vitrines oferecidas e me senti como Sócrates :
-Quantas coisas que eu não preciso...
Ainda teve uma aula de Yoga para arrematar e reequilibrar energias. OMMMMMM
Au revoir
Beijo
da Linda
O mercado voltado para este filão dos pets está começando a exagerar. Entrar numa loja dessas arrepia. Por sinal hoje eu marquei tosa para o Stuart ( ritual da primavera) e também me caiu o queixo. Já está em quarenta e cinco mangos uma aparadinha na pelagem do best friend. Mais caro que uma aparada nas minhas melenas que está em torno de trinta mangos. Já viu a situação.
Um anti-pulgas razoável não sai por menos de quarenta pilas. Uma caixinha de vermífugo dá mais uns quinze contos, fora a ração que tem que ser legal e uns petiscos para engambelar o quadrúpede que sabe dar o patão , sentar e jogar bola. Não é mole...
Aliás tinham chegado umas caminhas super lindas. Tinha várias cores, do pink ao laranja. Muito fashion, mas como estou em quarentena vou manter parcimônia com estas frivolidades.
O Stuart ainda não comeu toda a cama, dá para aguentar um pouco mais.
Enquanto isso eu vou amadurecendo as idéias. Andei sob o Sol da primavera assistindo aquelas vitrines oferecidas e me senti como Sócrates :
-Quantas coisas que eu não preciso...
Ainda teve uma aula de Yoga para arrematar e reequilibrar energias. OMMMMMM
Au revoir
Beijo
da Linda
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Diário de uma ex-consumidora inconsciente:dia 10
Dia 21 de Setembro, um dia de quase primavera . Calor. Um quarto da minha proposta. Sucesso total e absoluto. No primeiro dia útil da semana nada a declarar . Trabalho e correria. Academia e lar doce lar. Que bom! Nada de compras.
Mas não estou disposta a papo...ficamos por aqui..Uma irritação no ar....
beijo
da Linda
Mas não estou disposta a papo...ficamos por aqui..Uma irritação no ar....
beijo
da Linda
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
O diário de uma ex-consumista confessa e sonolenta: dia 09
Hoje, então dia 20 de Setembro, um feriadinho regional básico para refletir sobre sobre a alma farroupilha. E claro , avaliar minhas estratégias de combate aos comportamentos rebeldes anônimos.
Meus pensamentos estão controlados e concluí que basta preencher o vazio deixado pelo consumo material com outras metas legais de grandes ou pequenos projetos.
Não estou para papo furado hoje mesmo. Parece tudo uma grande tolice. Na verdade é.
Toda compulsão é uma válvula de escape. Os nossos amigos neurotransmissores viciados e dependentes ficam fazendo varreduras constantes em busca de mais do mesmo. E tudo para cair de novo na mesma armadilha: lugar nenhum. Tudo para continuar a não buscar o que interessa, são paliativos , anestésicos, sedativos que apenas mascaram os sintomas de apego .
Hoje eu estou meio crescidinha e portanto com pouca disposição para minhas próprias imbecilidades.
De toda forma amanhã terei alcançado um quarto da meta inicial. Está sendo muito tranquilo.
Meus pensamentos estão controlados e concluí que basta preencher o vazio deixado pelo consumo material com outras metas legais de grandes ou pequenos projetos.
Não estou para papo furado hoje mesmo. Parece tudo uma grande tolice. Na verdade é.
Toda compulsão é uma válvula de escape. Os nossos amigos neurotransmissores viciados e dependentes ficam fazendo varreduras constantes em busca de mais do mesmo. E tudo para cair de novo na mesma armadilha: lugar nenhum. Tudo para continuar a não buscar o que interessa, são paliativos , anestésicos, sedativos que apenas mascaram os sintomas de apego .
Hoje eu estou meio crescidinha e portanto com pouca disposição para minhas próprias imbecilidades.
De toda forma amanhã terei alcançado um quarto da meta inicial. Está sendo muito tranquilo.
Para acabar com esta pasmaceira vou agora tirar o extrato da minha conta corrente. Nada como um banho de realidade e uma avaliação profícua da situação para acabar com toda esta borosema!!!
-hein..
beijo tranquilizante.
da Linda
domingo, 19 de setembro de 2010
Diário de uma aspirante a consumidora consciente em formação: dia 08
Its now or never! Como diria nosso amigo Elvis. Parece que cheguei inteira ao oitavo dia de jejum consumista. Hoje vivi mais um excelente momento deste planeta. Aproveitei a companhia de amigos ao Sol e tudo transcorreu como no Olimpo. Claro que ao passar no supermercado para comprar CDs(de trabalho) eu quase sucumbi a uns produtinhos de limpeza e fiquei bastante balançada ao ver um kit de colchonete e taco para Yoga. Era uma obscenidade o preço. Felizmente sobrevivi a tentação. Estou orgulhosa da minha pessoa. Saí com o combinado e essencial. Shazan.
Tive outros gastinhos involuntários claro, mas farmácia é necessidade.
And .........the show must go on, como diria meu amigo Fred Mercury...
Ah......trouxe um chocolatinho.
beijo doce
da Linda O'hmaley
Tive outros gastinhos involuntários claro, mas farmácia é necessidade.
And .........the show must go on, como diria meu amigo Fred Mercury...
Ah......trouxe um chocolatinho.
beijo doce
da Linda O'hmaley
sábado, 18 de setembro de 2010
Diário de uma quase consumidora consciente : dia 7.
Hoje, 18 de Setembro, sábado. Tudo azul na vida de uma combatente xiita ao consumo desnecessário e supérfluo. Estou de parabéns com estrelinha. Nadica de nada .
Aliás esqueci até de comentar que na quinta feira fiquei extremamente feliz ao precisar adquirir um corda para varal . Isto , uma corda( na verdade comprei um cabo de inox)linda e imensa para varal que custou R$2, 95.
Entrei numa destas ferragens que tem de tudo um pouco e fiquei furungando as prateleiras. Achei desde ursinhos para por na tomada até prateleiras coloridas de MDF. Cheirei , manuseei tudo bem feliz e saí com a minha maravilhosa peça de inox para varal por uma pechincha.
Aproveitei o momento fengshui da minha vida e resolvi baixar tudo dos armários.
Casacos, tênis e calçados que estão parados, estagnados foram transferidos para uma sacola e vão para um brechó de caridade de uma amiga.
Ainda vou detonar outras coisas. Chega de energia parada. Estou na primavera cheia de Sol. É tempo de renovação e de levantar a energia. Não vale energia parada que é um atraso.
Vou promover a circulação e oxigenação dos espaços. É hora de mover, afastar e olhar atrás.
Em frente....
Passei o dia escutando....
LOKAH SAMASTA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os seres em todas as partes sejam felizes e livres e que meus pensamentos, palavras e ações da minha própria vida contribuam de alguma forma para a felicidade e para a liberdade de todos. ( dizem que a tradução do sânscrito não é muito literal, mas esta é linda).
beijo lindo
da Linda
Aliás esqueci até de comentar que na quinta feira fiquei extremamente feliz ao precisar adquirir um corda para varal . Isto , uma corda( na verdade comprei um cabo de inox)linda e imensa para varal que custou R$2, 95.
Entrei numa destas ferragens que tem de tudo um pouco e fiquei furungando as prateleiras. Achei desde ursinhos para por na tomada até prateleiras coloridas de MDF. Cheirei , manuseei tudo bem feliz e saí com a minha maravilhosa peça de inox para varal por uma pechincha.
Aproveitei o momento fengshui da minha vida e resolvi baixar tudo dos armários.
Casacos, tênis e calçados que estão parados, estagnados foram transferidos para uma sacola e vão para um brechó de caridade de uma amiga.
Ainda vou detonar outras coisas. Chega de energia parada. Estou na primavera cheia de Sol. É tempo de renovação e de levantar a energia. Não vale energia parada que é um atraso.
Vou promover a circulação e oxigenação dos espaços. É hora de mover, afastar e olhar atrás.
Em frente....
Passei o dia escutando....
LOKAH SAMASTA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os seres em todas as partes sejam felizes e livres e que meus pensamentos, palavras e ações da minha própria vida contribuam de alguma forma para a felicidade e para a liberdade de todos. ( dizem que a tradução do sânscrito não é muito literal, mas esta é linda).
beijo lindo
da Linda
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Diário de uma quase ex-consumista compulsiva:que bom dia 6
Hoje 17 de Setembro o dia foi esplendoroso. Sim, esta é a palavra. Um dia de primavera daqueles fantásticos. Até o CD da Deva Premal que suguei com meus ouvidos tinha timbres diferentes. Pareceu-me que havia notas que eu nunca havia percebido antes. Um daqueles dias sincronizados onde tudo se encaixa . Será que estou tendo uma expansão de consciência? Foi assim que percebi meu dia hoje, como se ele tivesse crescido para cima e para os lados e para dentro e assim eu percebesse aspectos que não costumo observar.Um daqueles dias para copiar e colar(Ctrl C) +(Ctrl V).
Agora há pouco entrei em um site e ouvi a maravilhosa "Sol de primavera" do Flávio Venturini. Precisa mais?
Enfim, minha campanha anti-preenchimento de lacunas com conteúdo errado está indo muito bem.
Nada como experimentar o controle da própria vida.
Dia obrigado dia!
beijo
Lindo da Linda.
Agora há pouco entrei em um site e ouvi a maravilhosa "Sol de primavera" do Flávio Venturini. Precisa mais?
Enfim, minha campanha anti-preenchimento de lacunas com conteúdo errado está indo muito bem.
Nada como experimentar o controle da própria vida.
Dia obrigado dia!
beijo
Lindo da Linda.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Diário de uma consumista contumaz reabilitada: dia 5 ( a sem graça)
Hoje, 16 de Setembro. Travada pela frustração. Sem graça. Acho que é a síndrome de abstinência consumista. Inquietação e irritação exacerbada. Processo de observação.
O dia está lindo e tenho um tempinho livre, mas pretendo me manter longe dos pontos perigosos. Daqui a pouco vem o final de semana e mais um feriado, fica mais fácil.
Estou na dúvida entre enfiar a viola no saco, dar com a cabeça na parede ou ir para a academia.
O dia está lindo e tenho um tempinho livre, mas pretendo me manter longe dos pontos perigosos. Daqui a pouco vem o final de semana e mais um feriado, fica mais fácil.
Estou na dúvida entre enfiar a viola no saco, dar com a cabeça na parede ou ir para a academia.
Fui dar jeito no cabelo. Tarde no salão. Imagens convidativas. Aqui estou .
próxima...
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Diário de uma consumista em fim de carreira. Dia 4
Buenas, 15 de Setembro e estou aqui sem um gastinho supérfluo. Nada de consumo. Entretanto, deu zebra grande no meu computador. Lá vai uma blusinha. Ufa!
O dia transcorreu acelerado e nem deu tempo para pensar em consumir, embora sempre apareça alguém pra contar sobre comprinhas.
De repente começei a me sentir infantil com este comportamento, mas enfim, acho que todas as sensações são inesperadas. O desconforto é esperado. Controlar impulsos e escolher dizer não para a criança interior ....Hum!
Em frente!
beijo
Linda O'Mahley
O dia transcorreu acelerado e nem deu tempo para pensar em consumir, embora sempre apareça alguém pra contar sobre comprinhas.
De repente começei a me sentir infantil com este comportamento, mas enfim, acho que todas as sensações são inesperadas. O desconforto é esperado. Controlar impulsos e escolher dizer não para a criança interior ....Hum!
Em frente!
beijo
Linda O'Mahley
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Diário de uma consumista em fim de carreira: dia 3
Hoje são 14 de Setembro e tudo continua azul. Ainda estou no saldo positivo de minhas aspirações. Já comuniquei a todos a minha volta meu animus avarentos sovinis. Fechadas as burras, parece-me.
Minha mente está rastreando qualquer coisa para consumir, já pensei em artigos para cães e também em outros ítens domésticos para tentar abrir uma brecha. Sei que as tentações ainda não começaram a aparecer, mas continuo procurando .
Pareço firmemente determinada apesar de estar um tanto contrariada e irritada. Hoje sem chocolates.
beijo sovina
da Linda
Minha mente está rastreando qualquer coisa para consumir, já pensei em artigos para cães e também em outros ítens domésticos para tentar abrir uma brecha. Sei que as tentações ainda não começaram a aparecer, mas continuo procurando .
Pareço firmemente determinada apesar de estar um tanto contrariada e irritada. Hoje sem chocolates.
beijo sovina
da Linda
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
O diário de uma psicopata consumista em processo de cura: dia 2
Hoje, dia 13 de Setembro é o segundo dia de jejum de gastos aniquiladores. Pela manhã já passei por uma pequena provinha. Ao pagar uma conta me deparei com uma canção chamada promoção. Casaquinhos em liquidação muito tentadores. Foi fácil. Declarei minha guerra contra o consumo e nem sequer olhei as "pechinchas".
O consumo de chocolate foi em nível preocupante, mas no primeiro momento deixei rolar. Pra combinar com meu projeto choveu o dia inteiro e só passei rapidamente no supermercado para pegar ítens essenciais.
Possivelmente logo sentirei uma considerável irritação, peculiar a qualquer abstinência,ainda que voluntária. Toda mudança de hábito leva a mente a criar novos caminhos com vistas a manter as mesmas práticas. Neurotransmissores! Bah
Mas voilá!!!!
beijo fortalecido
da Linda
domingo, 12 de setembro de 2010
O diário de uma consumista patológica em processo de cura: dia 1
Já confessei aqui que sou uma consumista patológica. Fato do qual não me orgulho e que vai de encontro a tudo que acredito. Tenho tentando superar este meu distúrbio de várias maneiras, mas não tenho obtido sucesso.
O consumo é fruto da minha ânsia por imediatismo. O fato de formar um ciclo vicioso torna complicado diagnosticá-lo. O Imediatismo não permite concluir projetos de longo prazo, segue-se a frustração e o desejo de obter prazer de curto prazo , coisa que as pessoas buscam de várias formas. É só uma válvula de escape bem genérica. Uns comem ( eu só não me entrego (totalmente) aos prazeres da gula porque tenho pânico da gordura), outros bebem, outros fumam , há os que jogam , outros se drogam e ainda há os que passam no divã.
A terapia , deste meu atual ponto de vista, reside na força de vontade e na convicção e consciência daquilo que desejamos de fato.
Bem, o fato é que no sábado foi a gota d'água. Ao sair com uma amiga para acompanhá-la nas compras acabei me afundando novamente em vários ítens e no rebote culpa profunda e preocupação ( sim porque o caso é sério). Voltei pra casa cheia de novas sacolinhas e gastei estratosfericamente mais do que podia e do que devia. O pior é que sempre é para adquirir coisas desnecessárias. É um claro processo de compensação. Por isso estou anotando aqui no diário de Linda O'Mahley, meu alter ego mais maduro e lúcido.
Resolvi adotar uma técnica . A neurociência( e os artifícios da mente) demonstra que é preciso disciplinar o cérebro para obter sucesso. Isto requer muita coragem e força de vontade. Quem tem compulsão sabe. A ciência diz que leva-se quarenta dias para mudar um hábito e este é o primeiro dia dos meus próximos quarenta nos quais pretendo não adquiriri NADA. NÃO CONSUMIR.
É , NADA, claro exceto gêneros de primeiríssima necessidade. Entenda-se pagar contas, comer e manter a saude . Então, medicamentos,alimentos ( não ítens cosméticos nutritivos) alguma manutenção de cabelo e unhas. Enfim gêneros de essencial interesse. Não inclui-se livros , CDs , DVDs e artigos domésticos. A exceção será para o presente de aniverário da minha afilhada claro.
Um compulsivo como eu se satisfaz comprando até mesmo escovas de dentes e artigos de cozinha(embora não cozinhe). Sim o caso é sério.
Desta forma, estes próximos quarenta posts da Linda O'Mahley começando pelo dia de hoje , serão a narrativa blogoterápica dos dias que virão.
Se vou obter sucesso ou não é ainda uma incógnita, mas me comprometo a relatar todas as sensações e vivências que experimentarei neste processo.
Hoje é Domingo, 12 de Setembro e vai ser bem fácil resistir a qualquer apelo pois não estarei exposta às maravilhas de ofertas do mundo do consumo.
Sobretudo ainda estou sob o efeito da satisfação e culpa das compras de ontem. O fato de escrever os posts( escrever me faz muito bem) vai me ajudar a compensar o desejo de consumo , avaliar e compreender melhor minhas angústias.
Portanto, hoje é o dia um da experiência de superação.
Consumidor ou consumista? Já se fez esta pergunta?
O consumidor, para quem não sabe , é aquele que exerce esta prática na medida das reais necessidades e com responsabilidade. Observa os produtos que consome, sua origem e a responsabilidade social e fiscal de quem oferta e produz. Consome o que é lícito, politicamente correto e comprometido. Difícil não?
Quase ninguém lê a bula ou verifica se , por exemplo, o fabricante do cosmético ou de qualquer produto químico faz experimentos com espécies vivas, se usa matéria-prima ecologicamente correta, se age dentro das práticas legais. Enfim, não é uma tarefa fácil chegar lá.s
Sendo assim, ale jacta est , aqui estou eu me lançando neste desafio por quarenta dias e quem sabe pra sempre. Já pensou....
Vou desbravar os artifícios da mente um a um . Dissecá-los sem anestesia.
beijo conscientizado da Linda
Marcadores:
Consumo consumista responsabilidade patologia
Assinar:
Postagens (Atom)