terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia da minha criança controlada....: Trigésimo primeiro dia ...

No trigésimo primeiro dia sem consumo de bugigangas(futilidades) proposto pela Linda estou diante de um dia extremamente comercial . A estas alturas milhares de crianças estão agarradas com seus brinquedos novos . Chego a sentir o cheiro em minhas memórias. Aquele plástico novo inesquecível a que me remete esta lembrança. Mas é um dia comercial . Muitos pais estão a compensar sua ausência com brinquedinhos até adultos. Jogos sofisticados, celulares da moda, Notes e toda sorte de cibersedutores. Na verdade há outras milhares de crianças que hoje não ganharam nada. Nem sequer ganharam atenção do mundo.
Me deu uma certa tristeza lembrar que nossas crianças estão sendo consumidas por tantas violências. Estão sendo carregadas para maturidade às pressas. Nossas crianças estão cada vez mais sozinhas e recebem cada vez menos horas pai e mãe. O presente mais importante e mais barato que uma criança pode receber, todos nós sabemos, é atenção, afeto e carinho.
Com estes ingredientes se constrói um ser humano equilibrado, ainda que sem muitos recursos. Este ser humano certamente estará apto a devolver ao mundo o que recebeu.
Fico me perguntando por que falar disso num dia como hoje?
Hoje comemoramos ironicamente o dia da criança, mas acho que nunca as crianças estiveram tão renegadas ao interesses menores de seus pais perdidos, à negligência do Estado e das instituições.
Nossas estatísticas estão aí a mostrar o trabalho infantil, a pedofilia, as doenças novas que acometem as crianças cada vez mais como TDAH e outras co-morbidades, psicoses, bipolaridades em índices nunca vistos.
São desajustes que refletem o quão negligentes têm sido os responsáveis que deveriam estar zelando por elas. As teses se perderam e as pseudo-psicologias e pseudo-pedagogias de araque chancelam mais e mais equívocos.
Estamos envoltos em um tecido social puído e frágil. Drogas, sociopatias, delinquência.
Lendo na Veja a entrevista das amarelas com Cissa Guimarães sobre o acidente que vitimou seu filho caçula, ainda pensei nisto.
Um jovem mata outro e os pais , ao invés de prestar solidariedade a vítima tentam subornar policiais e acobertar um crime . Que pais são estes? Que valores estão sendo ensinados? Que exemplos?
Este episódio ilustra um pouco do que vem por aí com as gerações que estamos criando....
Sendo assim, neste post a Linda gostaria de estar homenageando as crianças e comemorando o trigésimo primeiro dia sem consumo pois a minha criança interior está sob controle, mas não chego a estar animada.
Infelizmente é disto que consigo lembrar hoje.
beijo
Cinza
da Lind@

Nenhum comentário: